Teste de contato bateria
padrão e cosméticos
O que é o teste de contato alérgico?
O teste de contato é composto por fitas adesivas contendo pequenas câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Essas substâncias são as principais causadoras de alergia de contato no Brasil. Cada fita tem dez câmaras e, geralmente, são colocadas três fitas, testando-se, então, trinta substâncias.
O teste de contato padrão é o principal teste a ser realizado. Nele as 30 principais substâncias causadoras de alergia de contato são testadas.
Se o paciente tiver indicação colocamos mais 11 substâncias referentes ao teste de contato cosméticos. Nesse teste estão substâncias contidas em maquiagem, demaquilante, desodorantes, perfumes, cremes, baton e outros cosmeticos e produtos de higiene pesssoal.
Dependendo da suspeita de alergia do paciente pode-se fazer tambem o teste de contato bateria unhas para avaliar alergia a substâncias presentes em produtos para a unha como esmalte, unhas postiças e removedores. São 20 substâncias testadas específicas para unhas.
Tambem podemos fazer o teste de contato bateria cabelos onde se avalia alergia a produtos que são usados no cabelo como tinturas, shampoo, condicionador, escova progressiva. São 15 substâncias testadas específicas de produtos para cabelos.
COMO É FEITO O TESTE DE CONTATO?
Os testes são colados sobre a pele do dorso do paciente e aí permanecem por 48 horas. Após este período o paciente retorna ao consultório e as fitas são retiradas. É feito então uma marcação com caneta no local onde cada substâncias estava e o paciente é liberado para casa.
A ultima leitura ocorre em 72 horas, quando o paciente faz seu terceiro retorno à clínica.
Entre a segunda e terceira leitura do teste o paciente precisa ficar com a região do teste exposta ao sol por 30 minutos. Algumas substâncias só causam alergias na pele quando expostas ao sol, como por exemplo o limão.
No total, então, o paciente tem que vir ao consultório médico 3x. A primeira para colocar o teste, a segunda após 48hs para a leitura inicial e para marcação nas costas dos locais das substâncias e a terceira após 72hs para a leitura final e laudo do exame.
QUEM DEVE REALIZAR?
Todo paciente com indicação clínica fora do período de crise de coceira.
As indicações clínicas são para avaliar a causa de uma dermatite no paciente. Causas comuns de dermatite de contato são alergias a brinco de niquel (bijuterias), alergia a esmalte e produtos para as unhas, alergia a desodorantes e perfumes, alergias e pomadas e cremes, alergias e tintura de cabelo ou escovas progressivas, alergias a calçados, principalmente de couro ou plástico, etc.
QUANTO TEMPO DURA O TESTE?
Entre colocá-lo no dorso e ser liberado, aproximadamente 30 min. O paciente deverá retornar em 48 horas, ainda com as fitas coladas, para consulta rápida, e em 72 horas para última leitura e diagnóstico que leva aproximadamente 40 minutos.
PODE TOMAR BANHO?
Pode tomar banho mas, sem molhar o dorso, durante todo o teste.
Deve-se tambem evitar transpirar muito na região do teste pois o suor pode fazer soltar os adesivos presos nas costas.
COÇA? PODE TOMAR ANTI-ALÉRGICOS?
Sim, pode coçar e formar pápulas avermelhadas. Isso é sinal de positividade do teste.
Não, não deve tomar nenhum tipo de medicação anti-alérgica pois, dessa forma, os resultados são mascarados.
Após a realização do teste pode ser nescessário usar uma pomada de corticoide no local caso a reação alérgica tenha sido muito intensa.
O CONVENIO COBRE ESSE EXAME?
SIM. Segundo resolução de 2017 da ANS os testes de contato bateria padrão, cosméticos, cabelos e unhas estão no ROL de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Caso seu plano de saúde não autorize o procedimento você pode solicitar uma garantia de atendimento segundo a RN 259 da ANS e seu plano tem um prazo de 10 dias úteis para liberar o exame eletivo