Limpe os ambientes em que você vive e evite que a poeira doméstica cause problemas respiratórios
Um dos inimigos responsáveis por boa parte dos problemas respiratórios da população é a poeira doméstica. As pequenas partículas que se acumulam em nossa casa vão parar nas mucosas, causando irritações.
Por essa razão, manter a limpeza da casa sempre em dia é o primeiro passo para evitar qualquer tipo de doença. No entanto, para muitos, a luta contra os microrganismos é uma batalha inglória.
Nesse artigo, listamos 7 dicas para que você possa eliminar de uma vez por todas a poeira na sua casa, reduzindo assim as chances de ficar doente por conta dos microrganismos espalhados pelo ar na sua residência.
1 – Mantenha a casa arejada
Janelas fechadas são um convite à proliferação de microrganismos, como fungos e ácaros. Ambientes com ar-condicionado, por exemplo, costumam ficar fechados a maior parte do tempo, resultando em odores fortes e abafamento.
Tenha em mente que nada substitui o ar puro e, por essa razão, crie o hábito de abrir as janelas algumas vezes ao dia, especialmente nos períodos de sol. Isso evita o acúmulo de umidade.
2 – Mantenha o quarto sempre limpo
Lavar e trocar as fronhas e lençóis com frequência também é importante. Já o os cobertores e edredons devem ser lavados pelos menos uma vez a cada 15 dias de uso. A mobília do quarto deve ser limpa com um pano úmido toda semana.
Esse é o ambiente da casa que requer mais atenção com a poeira doméstica. Afinal, passamos boa parte do dia ali e durante a noite alguns microrganismos podem se soltar dos móveis e ir parar direto nas suas narinas.
3 – Evite animais de estimação no quarto
A ideia de cachorros e gatos nos acordando pela manhã é bastante simpática, não há dúvidas. Entretanto, há que se pensar que o quarto talvez não seja o melhor ambiente para eles estarem.
Os animais de estimação soltam pelos, que vão parar nas cobertas e nas roupas de cama. Como são difíceis de serem retirados com uma simples limpeza, a tendência é que eles se acumulem no ambiente, proporcionando mau cheiro.
Leia também – Aprenda como melhorar o ar da sua casa e amenize alergias e umidade
4 – Não fume em ambientes fechados
Você tem toda a liberdade para fumar dentro de casa, mas independentemente de qualquer coisa, tenha em mente que essa não é uma boa ideia. Pode não parecer, mas a fumaça faz com que toxinas se espalhem pelo ambiente.
Na hora do sono, filtramos menos o ar que respiramos. Muitas pessoas respiram pela boca, inclusive, retendo mais poeira na garganta. Para evitar odores fortes, o melhor caminho é evitar fumar dentro de casa.
5 – Tenha um purificador de ar
A melhor solução para reduzir a poeira doméstica no ambiente é um purificador de ar. O modelo Sterilair, por exemplo, é responsável por esterilizar o ar, matando mais de 99% dos microrganismos espalhados pelo ambiente.
O equipamento eletrônico tem um valor acessível e o seu consumo energético não impacta de forma significativa na conta de luz. Além disso, ele não tem nenhum tipo de filtro, dispensando assim manutenções complicadas.
Veja também – Qual o melhor purificador de ar? Eles funcionam? Como é feita a limpeza?
6 – Limpe regularmente o ar-condicionado
Em cidades com climas mais extremos – muito frio ou muito calor – o ar-condicionado é um companheiro inseparável. Porém, ao mesmo tempo que esse tipo de equipamento é benéfico, ele também pode ser prejudicial.
A falta de limpeza frequente faz com que sujeiras fiquem acumuladas e ao ligar o aparelho você automaticamente joga muitas delas no ambiente. Ácaros, por exemplo, se aproveitam dessa situação.
7 – Não utilize espanador
É uma ilusão achar que está limpando alguma coisa com um espanador de pó. Tudo o que ele faz é espalhar a poeira pelo ambiente, mantendo as superfícies limpas, mas depositando toda o pó no chão ou nos móveis próximos.
Em vez disso, prefira flanelas e panos de microfibra. Combine-os com produtos multiuso para facilitar a limpeza. Outra dica: aplique o produto sempre no pano e não na superfície, evitando assim formar uma película sobre os móveis.